A Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) protocolou, com a assinatura de mais 27 deputados, um pedido de plebiscito para que os cidadãos e cidadãs do estado do Rio possam decidir o futuro da CEDAE. O chamado projeto de “privatização da CEDAE”, aprovado na segunda, autoriza a venda da companhia, mas não obriga o estado a fazê-lo. Ou seja: ainda há espaço para que a população seja ouvida.
O pedido de plebiscito se encontra nas mãos do presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB). Ele precisa publicar a proposta no Diário Oficial para que ela possa ser votada pelos deputados e pelas deputadas.
A CTB Rio de Janeiro convoca, por essa razão, toda sua base a pressionar o deputado à colocar o pedido em votação. Para isso, além de participar dos atos e mobilizações do MUSPE e do SINTSAMA, é importante clicar nesse link (http://bit.ly/plebiscitodacedae) para enviar a mensagem ao Presidente da ALERJ.
O projeto de convocação de plebiscito popular para opinar sobre a venda da Cedae tem o apoio de 28 deputados, incluindo os líderes do PT, PSOL, PR, PDT, PSDB, Rede , PSC, Solidariedade e PROS. Também são exigidas audiências públicas abertas aos cidadãos, entidades da sociedade civil e representações de instituições especializadas. A sociedade precisa ser consultada antes desta decisão de vender a companhia
Os deputados que assinaram o pedido de plebiscito foram:
Enfermeira Rejane (PCdoB – autora)
Bebeto ( PDT)
Bruno Dauaire ( PR)
Carlos Minc (Sem Partido)
Carlos Osório ( PSDB)
Dr.Julianelli ( REDE)
Eliomar Coelho ( PSOL)
Flávio Bolsonaro ( PSC)
Flávio Serafini ( PSOL)
Figueiredo ( PROS)
Geraldo Moreira ( PTN)
Gilberto Palmares ( PT)
Jânio Mendes ( PDT)
Jorge Felipe Neto ( DEM)
Lucinha ( PSDB);
Luiz Paulo ( PSDB)
Marcelo Freixo ( PSOL)
Márcio Pacheco (PSC)
Martha Rocha ( PDT)
Paulo Ramos ( PSOL)
Rosenverg Reis ( PMDB)
Silas Bento (PSDB)
Tio Carlos (SDD)
Wagner Montes ( PRB)
Waldeck Carneiro ( PT)
Wanderson Nogueira ( PSOL)
Zaqueu Teixeira ( PDT)
Zeidan ( PT)